segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O Pacto Social possibilitou a convivência dos homens. O problema é que precisa ser repactuado todos os dias...
















Estou absolutamente convencido de que tenho muito mais dúvidas do que certezas.

A história do mundo, da humanidade, dos países, dos aliados, dos inimigos é uma bela peça - um objeto de arte - que nos parece sempre de natureza impecável.

Mas se você se der ao trabalho de passar uma moeda sobre a pintura é certa a sua decepção pelo o que vai encontrar logo abaixo.

A nossa memória foi aperfeiçoada aos longo de milhares de anos para esquecer - deixar de lado - todas as experiências negativas.

Numa reunião com colegas de turma que se juntam para comemorar os anos passados em qualquer ambiente as tristezas da época só são lembradas como uma chance de rir mais ainda com as trapalhadas de um ou outra e como isto ficou esquecido no passado.

Se acontece conosco imagine na sociedade de que fazemos parte e que se forma como uma resultante de tudo que cada um de nós faz?

Cada vez estou menos convencido de minhas ideias mais radicais e vejo que a cada dia pessoas que não parecem dedicar seu tempo para entender melhor onde estão, o que são e o que querem se tornam mais radicalmente certas do que fazem.

O futebol é um campo em que as metáforas representam bem o que é a vida fora dos jogos:

Uma pessoa como eu que se diz torcedor do Fluminense por décadas não pode ser questionada quanto à lógica de ser Fluminense.Um pouco depois de se tornar torcedor de um clube , levado por um entusiasmo momentâneo, o garoto passa a ser confrontado pelos torcedores dos outros clubes. E passa a buscar o que dizer para refutar os opositores. E a buscar o que dizer conta os clubes deles.

E assim , à partir de "evidências" colecionadas no dia-a-dia cada torcedor constrói o equivalente de seu castelo de areia.Volumoso, luxuoso até, capaz de impressionar os passantes pela pureza de suas linhas. Só que não resiste aos ventos, ao ar seco, ao mar que sobe , a um peteleco dado até por uma criança.

Fora do futebol as certezas antigas, incertas , que se foram consolidando ao longo dos anos com o mesmo empenho clubístico se revelam  castelos de areia ainda mais instáveis, inconfiáveis.

Para ter a coragem intelectual de rasparmos nós mesmos com uma moeda a superfície de nossas fés é preciso ser uma pessoa muito qualificada e com  a máxima ousadia a que um homem pode chegar.

O papa Francisco em seus poucos meses no comando da Igreja católica está subindo as muralhas de seus muitos castelos de areia

Ele corre cada vez que abre a boca o risco de ser aquilo um peteleco para derrubar uma parte ou até todo o castelo feito de areias tão antigas .

O papa uma evidência deste momento de não fundir-se com "verdades" tabus que eram aceitas como dogmas com 20, 50 ou 2000 anos.


SIGA O PAPA . PENSE NAS SUAS CRENÇAS MAIS ARRAIGADAS.

E SINTA O ALÍVIO QUE ELE DEVE ESTAR SENTINDO...

Nenhum comentário: