quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A ética e a estética – ou dize-me com quem andas e te direi quem és


Toda esta indagação me veio diante de mais uma série de fotos de Andressa Mendonça diante de um tribunal em Goiás.

A palavra musa me remeteu à Grécia antiga, onde aparentemente não há o que não tenha começado, e me defrontei com as palavras Ética e Estética.

Os gregos dedicaram-se a entender os homens em todos os seus aspectos.

A filosofia foi a porta aberta para o estudo e as especulações sobre tudo. Não existia o conceito de ciência que entrava na gaveta da filosofia como filosofia natural.

Saiamos da teoria e vamos dar um mergulho nas águas geladas da realidade mais de 2000 anos depois dos gregos e seus filósofos definirem a estética.

O que nos diz o Yahoo respostas;

Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: perceber, sentir) é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e as emoções estéticas, bem como as diferentes formas de arte, do trabalho artístico; ideia de obra de arte e de criação; relação entre matérias e forma nas artes; toda a realidade, de todos os seres.

Quem veja as fotos da namorada do réu Cachoeira não pode se eximir da mais profunda admiração estética em relação ao que a Andressa Mendonça projeta à sua volta.

Não é apenas bonita, linda, algo que é compartilhado por milhares de moças. Ela é masis do que isto. Ela projeta a sua beleza a seu redor, encanta e ao vivo deve fascinar os seus interlocutores.

E aí caímos na outra palavra Ética que segundo as nossas fontes é:

A ética (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego ηθική, ethiké) é um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que consideramos adequado e moralmente correto. Pode-se afirmar também que Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana.

Estamos bem distantes do tempo em que filósofos usavam o seu tempo para cogitar sobre estas coisas, mas é incrível como estas especulações venceram dois milênios para pipocarem na nossa cabeça diante da beleza da Andressa.

Pois se torna evidente que a Ética e a Estética estão bem separadas e distantes diante de mulher tão linda.

- Como uma mulher tão linda deixa o marido para envolver-se com um contraventor?
- Como revela tal desvelo por seu namorado para acompanhar depoimentos dele – à distância – em tribunais diante de todo assédio da imprensa?
- Como tem a coragem de assediar um juiz para que mediante uma aparente chantagem ele liberte o seu namorado?
- Como diante de outro juiz ela muito bem articulada (faz parte da estética) diz que usará de seu direito constitucional para permanecer calada?


O fato é que se torna impossível não buscar as razões deste conflito da Ética com a Estética na sabedoria popular também milenar:

Dize-me com quem andas e dir-te- ei quem és.


É impossível conviver com comportamento aético e permanecer ética. Por mais que isto não se enquadre na estética na sua definição inicial.

Que pena...

Um comentário:

Pio Borges disse...

O advogado do Roberto Jefferson em pouco mais de 40 minutos acrescentou informações preciosas ao processo do mensalão há poucos minutos no STF.
Este tipo de atitude se pudesse ser tomada em todo a confusão Cachoeira, Delta, Demóstenes, PT, Mensalão iria mudar tudo neste país. E nem sei se isto valeria a pena...