quinta-feira, 12 de julho de 2012

A China passou a ser a maior vendedora de automóveis do mundo...Isto vai afetar o seu futuro...

Os números não mentem jamais.
.

Há muita gente que contesta estas "verdades" relacionadas aos números, mas a verdade de hoje me deixou acachapado, demolindo muitos preconceitos e criando meia dúzia de outros.

A China é a maior fabricante e vendedora de automóveis do mundo.



Veja os números:

1º - China: 1,339 milhão
2º - Estados Unidos: 1,334 milhão
3º - Japão: 391 mil
4º - Alemanha: 308 mil
5º - Brasil: 274 mil
6º - Rússia: 260 mil
7º - Índia: 243 mil
8º - França: 197 mil
9º - Grã-Bretanha: 183 mil
10º - Canadá: 175 mil


A China e os Estados Unidos estão disparados à frente dos demais.

O Brasil é o quinto.

Em 1955 fabricávamos meia dúzia de veículos por ano. A China era outra porcaria e hoje ninguém pode ter mais dúvidas de como a banda vai tocar neste século 21.

Os Brics, sem a África do Sul, estão se saindo bem nesta foto.Automóveis são inquestionavelmente sinais evidentes de riqueza.

Os Estados Unidos, Alemanha, França e Grã-Bretanha estão perdendo posições no pódio prenunciando que como no anúncio da Ford dos anos 50 "Há um carro chinês no seu futuro"..

As guerra matavam milhões de pessoas e eram declaradas pelos motivos mais diversos. Mas tinham como grande motivo oculto ampliar o domínio sobre a economia dos povos derrotados.

Gêngis Khan invadia, trucidava e cobrava tributos, indenizações da mesma forma que os vitoriosos da primeira guerra mundial cobraram as indenizações da Alemanha que tornaram os nazistas aceitáveis pelos alemães tão educados.

O Japão começou a sua confusão no que veio a se chamar de Segunda Guerra Mundial por que queria dominar economicamente a bacia do Pacífico.

O plano Marshall implantado na Europa depois da Segunda Guerra Mundial visava recuperar as populações de países destruídos, pela recuperação de sua produção e de seus mercados.

Agora a China na sua era pós Mao, um período assustador de Falanges Vermelhas botando abaixo tudo o que lembrasse a formalidade do passado chinês ou mundial ( guardas vermelhos quebraram estátuas e budas da mesma forma que impediam músicos de estudar Chopin ) teve o seu próprio plano Marshall que está dando certo.

São comunistas? São.
São capitalistas? São
São determinados e buscam resultados? São.

Estão determinados a conquistar a sua bacia do Pacífico que agora passou a se chamar de mundo? Claro que estão.

Disto tudo todo mundo sabe, mas os números de hoje sobre o mês de maio da indústria automobilística como uma ilustração que vale mil palavras demonstra o sucesso da grande marcha.

É um novo momento de novos Gêngis Khans. Tal como o Gêngis Khan original as conquistas mongólicas não se eternizaram, como as conquistas tornadas evidentes neste números também não serão.

O objetivo do Almanaque aqui é colocar diante de seus olhos um "food for thought" É para pensar por enquanto e para agir quando você chegar a alguma conclusão.

Nenhum comentário: