quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ilusões de óptica existem em relação a tudo o que você vê, lê ou percebe.

 
Posted by Picasa


Uma das mais fascinantes demonstrações que que não podemos ter certeza de NOSSO próprio testemunho são as ilusões de óptica.

Longe de merecerem ser vistas como curiosidades elas demonstram como é possível criar certezas a partir de dados incompletos tornados completos pelo nosso próprio cérebro.

Uma grande certeza que todos temos e todos observamos todos os dias é que o sol nasce e o sol se põe. Nenhum de nós - que aprendeu que a Terra gira - jamais pôde perceber este movimento. O que percebemos com precisão absoluta é que o sol se move de leste para oeste.

A ilusão de óptica é um sinal de alerta para que em todas as suas atividades e em especial em marketing você busque as suas certezas mesmo quando todas as evidências visíveis são contrárias à realidade

Um comentário:

Pio Borges disse...

Há muito tempo, muito tempo mesmo, desde que reuni minhas atividades relacionadas ao jornalismo, com a comunicação de marketing, a edição de livros e tudo o mais, inclusive ter sido um dos fundadores da ABEMD, sempre achei notável a capacidade dos seres humanos mudarem de opinião em função do que liam ou ouviam de outros seres humanos.

Antes deste fim de ano de 2009 postei no Almanaque este tema relacionado às ilusões de óptica.

Uma ilusão de óptica fascina por levar você que está vendo uma imagem criar mentalmente a imagem que não está lá.

O mais íntimo dos segredos na arte de fazer pessoas mudarem de opinião está em conhecer como administrar e usar técnicas semelhanntes às relacionadas à criação de desenhos à criação de ideas transmitidas às demais pessoas.

Neste ano de 2010 vou mergulhar neste tema a garanto que você vai divertir-se com as conclusões a que vamos chegar juntos.